Clima e ambiente

caatinga_resize_02

Atualmente, o clima da região é semiárido. Existe uma alternância entre duas estações bem diferenciadas, o que provoca uma verdadeira metamorfose na paisagem.

parque-012

As chuvas, geralmente torrenciais, ocorrem em um curto período (de novembro a março). A vegetação é exuberante nessa estação. O Parque torna-se, então, uma pradaria com múltiplas tonalidades de verde, e a região oferece um festival de vida. Nesse momento, um grande volume de água escorre com força pelos solos, causando fortes efeitos erosivos.

parque-015

Com o fim da época das chuvas, a força do sol castiga a terra. Tudo começa a secar sem que volte a chover durante vários meses. A vegetação, dos tipos arbustivo e arbóreo, é conhecida como caatinga, termo que, em língua tupi, significa mato branco. A paisagem transforma-se, a folhagem exuberante de vida torna-se um emaranhado fechado de troncos finos esbranquiçados e retorcidos, cobertos de espinhos.

parque-004

Com as primeiras chuvas, a vida acorda. Depois de uma semana, as plantas recuperam suas folhas e cobrem novamente a região com um manto verde. A fauna movimenta-se, os reservatórios naturais de água renovam-se. O ritmo da vida renasce.

clima e ambiente Fig. 181 - Umbuzeiro_resize_02

Voltar