9ª Primavera dos Museus no Museu do Homem Americano

02 de October de 2015

Exposição: O Homem e o Ambiente da pré-história na região do Parque Nacional Serra da Capivara

O IBRAM –Instituto Brasileiro de Museus, tem coordenado, anualmente, desde 2007, a temporada cultural “Primavera dos Museus” – trata-se de uma semana de eventos culturais realizada pelos museus brasileiros.

Em cada ano, os eventos são norteados por um tema, e em 2015, o eixo temático da exposição é “Museus e Memórias Indígenas”.

No Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, é possível visitar, de terça a domingo, das 9 às 17 horas uma exposição concebida para apresentar aos visitantes a ocupação pré-histórica da área onde hoje está inserido o Parque Nacional Serra da Capivara e a interação das populações humanas que aqui viveram com o ambiente.

Para a Primavera dos Museus, preparamos uma exposição, na qual buscamos apresentar ao público o ambiente singular em que vivia o homem pré-histórico dessa região.

Mas que ambiente era este? Como este homem vivia? Que dificuldade encontrava? As questões são muitas e, as respostas, elaboradas a partir de vestígios encontrados pelos pesquisadores que, a cada encontro, acrescentam mais um tijolo na construção deste conhecimento.

Voltando um pouco no tempo, para um período ente 30.000 e 10.000 anos, é possível afirmar que aqui, nesta área da Serra da Capivara o ambiente era mais úmido com florestas habitadas por rica biodiversidade, a qual era composta por alguns animais existentes até hoje (veados, porcos do mato, tatus, onças, raposas) e outros já extintos (preguiça gigante, mastodonte, tigre dente de sabre, cavalos, entre outros).

Os homens, naquela época, puderam, por muitas vezes, se deparar com estes animais –bastava olhar a natureza e admirá-la em sua riqueza de cores, formas e dimensões gigantescas!

Mas, devido às mudanças climáticas, o ambiente se modificou, e como resultado, temos hoje a Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro que aqui guarda, entre suas peculiaridades, as provas de um passado distinto como mostrado pelos fósseis.

Entre e conheça um pouco do ambiente no qual viveram os “homens pré-históricos” da região.

Local: Museu do Homem Americano
Data: 26/09/2015 a 01/05/2016
Horário: Terça a Domingo das 09h às 17h — ENTRADA GRATUITA
Endereço: Centro Cultural Sérgio Motta, Bairro Campestre
São Raimundo Nonato, Piauí