Ampliação do conhecimento sobre o paleoambiente do Nordeste do Brasil através de pesquisas ambientais, com as análises de depósitos quaternários. Amostras de sedimento foram coletadas para datação e análises sedimentológicas, que permitiram reconstituições paleoambientais em subespaços semiáridos tão diversos quanto a Serra da Capivara, o Seridó e o Submédio São Francisco, abrangendo um intervalo de tempo que se estende desde o Pleistoceno Superior ao Holoceno recente.

Um aporte até então inédito para os estudos do quaternário da região foi a datação de calcretes formados em depósitos que preenchem marmitas de dissolução. Essa formação pedogenética é característica de um clima particularmente seco, tendo sido obtidas datas para sua formação, no semiárido nordestino, entre o Último Máximo Glacial até o Holoceno Inferior.

Além das análises palinológicas, que estão em curso, iniciou-se ainda uma primeira análise de fitólitos em subsuperfície para o semiárido nordestino. Esses podem vir a caracterizar-se em um marcador paleoambiental importante para a reconstituição da paleovegetação e de sua dinâmica biogeográfica. Parte desses resultados já foi publicada em artigos científicos. Busca-se, atualmente, a integração regional dos dados de diversas naturezas, obtidos até então.

Mais pesquisas