Ópera da Serra da Capivara

A Ópera da Serra da Capivara é a primeira edição do evento que pretende unir várias expressões artísticas como música, dança, teatro, circo, cinema, luz, cores, no palco majestoso do anfiteatro da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Sudeste do Piaui, durante três noites consecutivas: 27, 28 e 29 de julho/2017. Idealizado pela jornalista e educadora, Sádia Castro, tendo como diretor artístico o arquiteto e cenógrafo curitibano, Felipe Guerra, o evento é uma realização da parceria entre a prefeitura de São Raimundo Nonato e Governo do Estado do Piauí.

Serão convidadas atrações local, estadual, nacional e internacional, tendo o cantor Lenine, como uma das atrações do primeiro dia. O evento direcionado a todos os públicos tem entrada gratuita até o limite da capacidade do local.

O evento tem como objetivo levar uma programação cultural de boa qualidade para outros lugares longe dos grandes centros produtores do cultura e, ainda, impulsionar e fortalecer o turismo no entorno do Parque Nacional da Serra da Capivara e incrementar o potencial econômico da Região.

Além dos artistas convidados, o evento apresenta dois distintivos especiais: um deles é a utilização da majestosa cortina de pedra como o cenário natural e o outro, se refere à iluminação da Pedra Furada que por meio do recurso tecnológico do vídeo mapping será transformada numa espécie de grande tela de cinema onde serão projetadas imagens relacionadas à temática de cada noite.

Paralela à programação noturna, acontecerá a Ópera Social, em São Raimundo Nonato, município porta de entrada do Parque, no período da tarde, com a realização de oficinas e apresentação de peças de teatros com espetáculos premiados oferecidos, especialmente, para as crianças e adolescentes da Rede Pública de Ensino. A Ópera Social é um oferecimento da prefeitura de São Raimundo Nonato.

“Em julho, a Serra da Capivara, apresenta dias de sol, noites de céu estrelado e um friozinho gostoso que começa a chegar discretamente no final da tarde e se intensifica madrugada a dentro. É nesse clima de arte, cultura e aconchego que esperamos por todos!”, afirma a coordenadora.

PROGRAMAÇÃO

As noites da Ópera da Serra da Capivara serão temáticas. Os espetáculos terão denominações de importantes circuítos turísticos e arqueológicos do lugar.

Julho/2017: NOITE DO BAIXÃO DAS ANDORINHAS – Dia 27

19h – Ato ancestral, O espetáculo

19h50 – A OPERETA DA PEDRA DO REINO DO FUTURO – crianças das escolas municipais de São Raimundo Nonato

20h50 – TRIO QUE CHORA – São Paulo

22h10 – LENINE – Rio de Janeiro

28 julho 2017: NOITE DA TRILHA HOMBU

19h – Ato ancestral, O espetáculo

19h50 – Bossa na Pedra: uma homenagem a João Gilberto – Veikko von Furstenrencht – Suécia/Teresina

20h50 – Quartchêto – Rio Grande do Sul

22h10 – Casuarina – Rio de Janeiro

29 de julho 2017: NOITE DO DESFILADEIRO DA CAPIVARA

19h – Ato Ancestral – O espetáculo

19h50 – Atração local

21h – Chico Terto – Ópera primitiva – Paris/Teresina

22h – Nikolas Krassik – França/Rio de Janeiro

Encerramento: Orquestra sinfônica de Teresina – Cantata Gonzaguiana

 

Autoria: Marília Lelys
Mais notícias