Português do Brasil
Notícias e Eventos

Leia as últimas notícias e se informe sobre os próximos eventos.

Mídia

Fotos, vídeos e modelos interativos.

Faça parte

Venha conservar o parque conosco!

Publicações à venda

Produtos Exclusivos!

Apresentação

fundacao-041

A Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, sediada no município de São Raimundo Nonato. Foi criada para preservar o Parque Nacional e seu acervo cultural e natural. A instituição, declarada de interesse público pelo governo brasileiro, reúne na atualidade uma série de atividades científicas e culturais, no âmbito das ciências humanas, biológicas e da terra, mas também realiza atividades em benefício da sociedade.

Histórico

fundacao-022

Desde o início da década de 1970, um grupo de arqueólogos, sob a direção de Niède Guidon, realizava pesquisas na região com financiamento da França.
A partir de 1978, essas pesquisas passaram a ser interdisciplinares, com a participação, além das instituições francesas que faziam parte da Mission Archéologique du Piauí, de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Em 1986, esse grupo de pesquisadores criou a FUMDHAM.

Preservação do Patrimônio Cultural

fundacao-042

A missão da FUMDHAM é garantir a preservação dos patrimônios cultural e natural do Parque Nacional, em cooperação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Estrutura

lab_resize_01

A sede da FUMDHAM compreende o Museu do Homem Americano e o Centro Cultural Sérgio Motta, no qual estão instalados os laboratórios de pesquisas, os escritórios administrativos, o Centro de Documentação, a biblioteca, o auditório, o anfiteatro e as reservas técnicas. A instituição disponibiliza aos seus pesquisadores e técnicos os diversos recursos necessários à pesquisa.